TUDO PASSA, TUDO SEMPRE PASSARÁ
(Renato Guiselini Gonçalves)
TUDO PASSA, TUDO SEMPRE PASSARÁ
A vida é como uma onda. Ou como uma dança, em que cada momento é único e tem de ser vivido com plenitude. O que é ruim passa e o que é bom também passa. Aceitar a impermanência da alegria e da tristeza e entender que não dá para segurar esse fluxo permite aproveitar melhor o que está aqui e agora.
Por encanto, o momento tornou-se perfeito, sublime: o encontro com a pessoa amada, a festa com os amigos, a descoberta de algo que trouxe grande felicidade. O desejo é que esses momentos não acabem nunca mais. Mas nem toda vontade do mundo, nem todo controle e força são capazes de prolongar ou manter indefinidamente qualquer coisa, por mais bela, positiva ou bem-intencionada que seja.
Surfista das praias do litoral norte de São Paulo, o paulista Renato Guiselini Gonçalves aprendeu esse vaivém da vida com as ondas do mar. "Observo com muita atenção o movimento delas, seu ritmo e constância antes de entrar na água. Elas têm um padrão, uma lógica no caos aparente que é o oceano. Tenho de saber que música elas tocam para, então, decidir como vou dançar", avalia Renato. Essa sabedoria, ele aplica igualmente na vida. "Aprendi a usar o fluxo das ondas a meu favor. Não luto contra elas", revela o surfista. As aventuras pelas praias com sua moto também ensinaram outras lições. "Viajantes são obrigados a se adaptar às circunstâncias e a tirar delas o melhor proveito - é gente maleável por natureza. Nunca carregam muito peso na mochila, pois a leveza facilita a liberdade de movimentos", acredita Renato. Ser mais tolerante e paciente também ajuda, aconselha ele. "E a vida nada mais é do que uma viagem", confirmam os versos do compositor americano Bob Dylan.
Resumos Relacionados
- Negrete Não Percebeu Que "disciplina é Liberdade" (há Tempos)
- Algumas Frases Sábias De Aristóteles
- LiÇÕes Da Floresta
- Um Amor Para Recordar
- Swell
|
|