Educação, um tesouro a descobrir
(Delors)
Delors estabelece um conjunto de orientações pelas quais a educação se deve orientar. Para este autor, a educação proporciona o enriquecimento do homem independentemente da sua fase da vida.
O autor refere quatro pilares fundamentais da educação, sendo que os primeiros três levam ao quarto:
Aprender a Conhecer - Promove o domínio dos instrumentos da aprendizagem. Esta é uma condição essencial para dotar cada indivíduo dos meios necessários para compreender o mundo que o rodeia.
Aprender a Fazer - Esta aspiração assenta na concretização da anterior, na medida em que a acção do homem sobre o meio que o envolve deverá assentar no conhecimento que este adquire no mesmo. O autor traça um distanciamento entre “fazer” tarefa e “fazer” agir. Aprender a fazer é, para Delors (1999), um pilar essencial da educação na medida em que permite aos indivíduos agir sobre o mundo.
Aprender a Viver Juntos - Um dos grandes desafios da educação, na medida em que lhe cabe cultivar o conhecimento sobre as sociedades através da aceitação dos seus valores e da promoção da tolerância. Esta aspiração deverá promover a descoberta das múltiplas manifestações da vivência humana, fomentando a aceitação e valorização da diversidade através da procura de objectivos comuns.
Aprender a Ser - Assenta nos três pilares anteriores e constitui a confirmação e reforço do postulado de Edgar Faure (1974). A educação, processo individualizado e construção social, ambiciona a realização do Homem.
Para uma análise mais aprofundada:
Delors, J.(Coord) (1999). Educaçäo : um tesouro a descobrir : relatório para a UNESCO da Comissäo Internacional sobre Educaçäo para o século XXI. Porto: Edições Asa.
Resumos Relacionados
- A Formação Da Enfermeira Na Perspectiva Da Educação - Reflexões E Desafios Para O Futuro
- Finalidades Da Educação
- Os Quatro Pilares Da Educação Educação Um Tesouro A Descobrir
- Os Setes Saberes Necessário A Educação Do Futuro"
- Os Setes Saberes Necessário A Educação Do Futuro"
|
|